São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme dá ênfase a sentido trágico da cidade

BERNARDO CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Robert Altman teve o aval e a colaboração da viúva de Carver, a poeta Tess Gallagher, para a adaptação que decidiu fazer das histórias do escritor em "Short Cuts - Cenas da Vida". O próprio cineasta, temeroso da repercussão de sua ousadia (transformar todos os contos num só, um único "mosaico" com as vidas dos personagens interligadas), chegou a alertar aos fãs de Carver que seu filme não seria apenas um tributo: "Algo novo aconteceu no filme, e talvez essa seja a forma mais verdadeira de mostrar respeito (ao escritor)".
"Escrever e dirigir são ambos atos de descoberta", escreveu o diretor na introdução para a edição com as nove histórias antes publicadas em outros livros. É exatamente por acreditar que filmar é um "ato de descoberta" e não apenas um ato de respeito, que Altman realizou um dos melhores filmes americanos dos últimos anos, com uma maturidade e uma delicadeza de direção raramente vistas num país onde, no geral, o cinema parece se infantilizar a passos largos.
O cineasta também decidiu mudar o cenário. Transportou o mundo de Carver da costa noroeste dos EUA, onde vivia o escritor (no estado de Washington), para os subúrbios de Los Angeles, sob um calor intenso, com helicópteros que sobrevoam a cidade jogando inseticida contra a proliferação de uma mosca-varejeira.
Altman deu ênfase a um sentido trágico, que era menos evidente nos contos, ao optar por essa liga (todos são habitantes de uma mesma cidade, sujeitos a uma mesma praga, ao efeito dos helicópteros que os sobrevoam, e aos desígnios da natureza –não poderia faltar a cena do terremoto, que pega cada um num momento dramático específico de suas vidas). Nem por isso, sob esse tom mais grandiloquente, o cineasta deixou de tratar e dirigir cada um dos personagens com a delicadeza e o cuidado que a prosa milimetricamente emocionada de Carver pedia. (Bernardo Carvalho)

Texto Anterior: Matthew Modine compara Altman a Kubrick
Próximo Texto: Balé do San Martin dança no Memorial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.