São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China desafia EUA e prende dissidentes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia chinesa deteve ontem Wei Jingsheng, o mais conhecido ativista pró-democracia do país, e outros três dissidentes. As prisões ocorreram no último dia da visita à china do secretário-assistente de Estado norte-americano para assuntos de direitos humanos, John Shattuck, e às vésperas da chegada a Pequim do secretário de Estado Warren Christopher, dia 11.
Wei, 44, havia se encontrado no domingo passado com Shattuck, a quem pediu que os EUA mantenham sua pressão para que a China liberte presos políticos. Logo antes de ser preso ontem, ele havia entregue artigo a ser publicado hoje pelo "Eastern Express" de Hong Kong, alertando investidores estrangeiros a terem cautela em seus negócios com Pequim.
Outros dissidentes presos são Zhou Guoqiang, signatário da "Carta pela Paz" (pró-democracia), e os advogados Wang Jiaqi e Yuan Hongbing. Wang Dan, líder dos protestos estudantis reprimidos no massacre de Tian An Men, em 1989, foi detido por 24 horas e ordenado a estar fora de Pequim durante a visita de Christopher.

Texto Anterior: Inkatha se registra na África do Sul
Próximo Texto: Japão anuncia saldo positivo de US$ 6,8 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.