São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avalie mudança com cautela

Começam a surgir no mercado as primeiras opções de financiamentos em URVs. Já existem empréstimos com correção pelo novo indexador para a compra de automóveis, por exemplo.
A grande vantagem deste tipo de financiamento é que os reajustes das prestações vão acompanhar os aumentos dos salários. Ou seja, se você comprometer 10% de sua renda no empréstimo, este comprometimento não deve aumentar.
Quem já tinha um financiamento quando a URV foi criada pode alterar o contrato e utilizar o novo indexador. Mas esta alternativa deve ser avaliada com cautela.
Isto porque, quando o financiamento foi feito, certamente foi embutido no valor uma expectativa de inflação futura. Mudando o indexador para a URV, este acréscimo fica definitivamente incorporado ao empréstimo.
Mantendo o índice anterior, o consumidor pode ser beneficiado por uma provável tablita ou deflação na próxima etapa do Plano FHC, quando for criado o real, moeda que vai substituir o cruzeiro real.

Texto Anterior: Como converter os salários
Próximo Texto: Comece a montar seu orçamento em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.