São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IR será menor na transição

DA REDAÇÃO

Em relação ao sistema anterior à URV, os assalariados pagarão menos Imposto de Renda na fonte. O imposto será calculado em cruzeiros reais com base na URV do dia 1º de março e, ao ser descontado do salário no final do mês, não levará em conta a inflação. A correção do salário entre o dia 1º e a data de pagamento não será tributada.
Num salário equivalente a 2.000 URVs, já consideradas as deduções por dependentes, contribuição previdenciária etc., o IR será de CR$ 207.065. Se a regra antiga fosse mantida e a URV variasse 40% em março, o imposto seria de CR$ 337.139. O IR cai 38,58%.
O governo fixou o dia 1º para cálculo do IR, considerando a URV do mesmo dia, para evitar contestações judiciais. Quando a URV for convertida na nova moeda este efeito a favor dos assalariados e contra o governo termina.

Texto Anterior: Fator único facilita o cálculo
Próximo Texto: Bancos ajustam juros à espera do real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.