São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventor do esporte é ignorado

PAULO D'AMARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ninguém sabe ao certo quem inventou o futebol de mesa. A única certeza é que é um esporte brasileiro, pois não se tem notícia dele em nenhum outro país. A primeira regra foi redigida em 1930, pelo carioca Geraldo Décourt. Mais tarde, em 1962, foi fundada a Federação Paulista. Apesar dessas iniciativas, a organização oficial só ocorreu em 1988, quando o Conselho Nacional de Desportos reconheceu o jogo como esporte.
Foram registradas três modalidades, batizadas de acordo com sua origem: paulista, carioca e baiana (veja as diferenças de regras no quadro ao lado). O campeonato brasileiro, disputado geralmente durante a Semana da Pátria, utiliza a modalidade paulista.
"É a mais técnica das três, pois permite 12 toques por time, abrindo a possibilidade de se criar jogadas", afirma Paulo Perrotti, que além de campeão paulista por equipes é vice no individual e primeiro no ranking. A regra carioca, por sua vez, limita os técnicos a três toques na bola por jogada, enquanto a baiana é mais radical ainda: permite apenas um toque, ou seja, somente o chute a gol. (PD)

Texto Anterior: Jogo ocasiona lances de azar
Próximo Texto: Guarujá tem hoje vencedor da 3ª etapa do Brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.