São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo histérico e trilha obscena

SÉRGIO AUGUSTO

Desconfie dos cineastas que estão sempre atrás de um "grande tema" ou de um "assunto polêmico". Em geral, são uns chatos, um sermonários, cheios de boas intenções, mas vazios de boas idéias cinematográficas.
Oliver Stone é o mais recente avatar dessa espécie – e também o mais bem-sucedido. Pois, além do faro para questões momentosas, sabe como poucos agitar a mídia antes, durante e depois das filmagens. Não supreende, portanto, que seja dele o recorde de filmes sobre a guerra do Vietnã. Já fez três épicos a respeito dela: "Platoon", "Nascido em 4 de Julho" e, agora, "Entre o Céu e a Terra" (Heaven and Earth).
Para que tantos? Por duas razões: Stone é obcecado pelo tema e ainda não havia abordado o conflito do ponto de vista vietnamita. Espero que não falte nenhum ângulo novo para ele explorar. Se acaso faltar, que as musas afinal o brindem com um jeito menos enfático, arrebatado, nevrótico e demagógico de filmar.
Que "Nascido em 4 de Julho" também fosse dominado por excessos, tudo bem: seu herói, afinal de contas, era um neurótico de guerra e suas emoções justificavam uma "mise-en-scène" algo desesperada. Agora, por mais que Le Ly Hayslip, a heroína de "Entre o Céu e a Terra", tenha sofrido nas mãos de seus patrícios e dos norte-americanos, a estóica serenidade com que ela atravessa todos os círculos do seu inferno contrasta de maneira gritante com o estilo espalhafatoso, quase histérico, de Stone.
Com uma câmera indócil, uma trilha sonora obscena na sua insistência em comover e uma obsessão por imagens grandiloquentes, o diretor de "FJK" quebra a cara de vez quando pega sua heroína – na verdade, uma figura alegórica do violentado e prostituído Vietnã – e a leva para o sonho americano. Seus comentários hiper-realistas sobre o frenesi consumista dos ianques e o mau gosto "made in USA" são de uma obviedade crassa. Stone é a versão "kitsch" de David Lynch.
Entre o Céu e a Terra (Heaven and Earth). EUA, 1993. Direção de Oliver Stone. Ritz e West Plaza 3: 13h20, 16h, 18h40 e 21h20. Gazeta, Eldorado 2, Center Norte 3 e Jardim Sul 2: 13h40, 16h10, 18h45 e 21h20.

Texto Anterior: Comida árabe sem frescura
Próximo Texto: Besteirol à portuguesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.