São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
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Fiat lança Uno com motor turbo italiano

DA REPORTAGEM LOCAL E DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

A Fiat lançou sexta-feira em Recife (PE) o Uno Turbo i.e., versão esportiva derivada do Uno 1.6R –o primeiro carro turbinado produzido em série no país. Chega às lojas no final deste mês, entre US$ 20 mil e US$ 25 mil.
Junto, a montadora apresentou o Mille ELX (leia texto nesta página), versão 1.0 de luxo, com frente, painel, volante, acabamento e equipamentos do Uno CS 94. O carro começa a ser vendido a partir de amanhã por US$ 7.350.
Com motor de 1.372 cc importado da Itália, injeção eletrônica multiponto (a mesma MPI do Uno R) com ignição digital mapeada e turbina Garret, o Uno Turbo desenvolve 118 cv. Com este conjunto, segundo a fábrica, o esportivo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e atingir 195 km/h, o que o coloca entre mais rápidos carros nacionais.
Para segurar tanta potência, câmbio (também italiano), suspensões, freios e outros componentes tiveram que ser redimensionados e reforçados. O estepe (antes fixado dentro do capô) passou para o porta-malas. Em seu lugar foi instalada uma barra interligando as torres de suspensão, com a finalidade de dar mais equilíbrio em acelerações e curvas de alta velocidade.
A fim de melhorar a estabilidade, o Uno Turbo foi rebaixado um centímetro em relação ao Uno R; os amortecedores receberam nova calibragem. O sistema de freios adotado é o mesmo do Tempra, com discos ventilados na frente e tambor atrás. O carro ganhou um novo sistema de direção hidráulica (de 2,6 voltas entre batentes), mais rápido e preciso em velocidade.
Externamente, o Uno ficou mais agressivo. Novos pára-choques, saias laterais, molduras de pára-lamas e aerofólio traseiro tornam mais eficiente a aerodinâmica do modelo. O carro traz rodas de liga leve, com desenho especial e pneus mais largos (185/60), para alta performance. O pára-choque dianteiro, com spoiler integrado, traz entradas de ar suplementares para intercooler e radiador de óleo, e ainda faróis de "milha".
No interior, o Uno vem com volante esportivo (de três raios) e painel arredondado –o mesmo da linha 94. Completo, o quadro de instrumentos reúne velocímetro até 240 km/h, marcadores da pressão do turbo, da pressão e temperatura do óleo do motor, da temperatura da água do radiador, conta-giros e indicador de combustível.
Os bancos dianteiros (envolventes e com laterais em relevo) foram projetados especialmente para o modelo. A fixação do piloto ao assento é completada pelos cintos de três pontos, com regulagem de altura ajustável na coluna.
O Uno Turbo traz direção hidráulica, travas e vidros elétricos, limpador e desembaçador traseiros de série. Rádio toca-fitas com frente destacável, teto solar, desembaçador com ar quente e cintos traseiros (laterais) retráteis de três pontos são opcionais.

O jornalista José Carlos Chaves viajou a Recife a convite da Fiat.

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