São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim quer rever nacionalização do subsolo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A assessoria do deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), relator da revisão constitucional, já está preparando os pareceres para derrubar a nacionalização do subsolo e o conceito de empresa brasileira de capital nacional. O líder do PFL na Câmara, Luís Eduardo Magalhães (BA), apresenta hoje um requerimento para que a votação dos dois pontos seja antecipada para a próxima semana.
Jobim disse ontem que vai propor o fim das restrições na exploração do subsolo. A propriedade das riquezas minerais do país continuaria com a União que, mediante concessões, poderia repassar o direito de exploração às empresas. Segundo Jobim, a participação de estrangeiros –hoje proibida pelo art. 176 da Carta– dependeria de "uma decisão de governo".
O relator quer modificar também o artigo 171, para acabar com o conceito de empresa brasileira de capital nacional. Com isso, acabariam os privilégios que a Constituição reservou a essas empresas –como a preferência para fornecer bens e serviços ao poder público. Segundo Jobim, toda empresa com sede e administração no Brasil deve ser considerada nacional, independentemente de seus controladores morarem no país.

Texto Anterior: Crédito inglês ao país sai após aval do FMI
Próximo Texto: Insegurança pode adiar votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.