São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Míssil sérvio atinge avião da Otan na Krajina

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião de transporte militar da Otan foi atingido por um foguete ontem no espaço aéreo da Croácia e quatro passageiros ficaram feridos. O Ministério da Defesa da Croácia disse que o ataque foi lançado pelos rebeldes sérvios que controlam a Krajina (30% do país).
O avião, um C-212 da Força Aérea espanhola, levava três tripulantes e cinco passageiros, todos militares. Ele integra o dispositivo da Otan que verifica o cumprimento da "zona de exclusão aérea" sobre a vizinha Bósnia, adotada para impedir que aviões da Iugoslávia continuassem a apoiar os sérvios na guerra bósnia.
Segundo a Otan, os feridos são um norte-americano, um britânico, um francês e um holandês. A aliança recusou-se a comentar a hipótese de atacar os sérvios como represália, dizendo apenas que vai investigar o incidente. Em 28 de fevereiro, caças F-16 norte-americanos da Otan derrubaram quatro aviões G-4 Galeb sérvios que atacavam posições muçulmanas na Bósnia a partir da Krajina.
Em Sarajevo, capital bósnia, os bondes voltaram a circular depois de quase dois anos e o cessar-fogo entre sérvios e muçulmanos, imposto pela Otan com seu ultimato em fevereiro, aparentemente se consolida. No oeste da Bósnia, os sérvios voltaram a bombardear a cidade muçulmana de Bihac.
Na Bósnia central e meridional, unidades das forças de paz da ONU se posicionam nas linhas de frente entre as tropas muçulmanas e croatas-bósnias. Representantes das duas partes e do governo da Croácia voltaram a reunir-se em Viena, onde discutem detalhes do acordo que prevê a transformação da Bósnia numa federação.
O subsecretário de Estado norte-americano Charles Redman esteve em Belgrado, capital da nova Iugoslávia (Sérvia e Montenegro), onde informou o presidente Slobodan Milosevic sobre o acordo entre muçulmanos e croatas-bósnios.

Texto Anterior: Achada 8ª ossada na "casa dos horrores"
Próximo Texto: Exército de Israel admite ter falhado no massacre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.