São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XPTO mostra anjos, homens e o desejo

DA REPORTAGEM LOCAL

Espetáculo: Babel Bum
Grupo: XPTO
Direção: Osvaldo Gabrielli
Roteiro: Osvaldo Gabrielli
Quando: estréia dia 10 de março, às 21h; até dia 3 de abril; de quinta à sábado, às 21h, domingo, às 20h
Quanto: quintas, CR$ 1.750; sextas, sábados e domingos, CR$ 3,5 mil
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 011-2880136)
Elenco: Anie Walter, Beto Andreeta, Beto Firmino, Beto Lima, Domingos Mantgner, Sérgio Serrano, Sidnei Caria, Wanderley Piras

O premiado grupo paulista XPTO, criado em abril de 1984, pesquisou durante um ano o tema de Babel e de Pandora, da multiplicidade das línguas, dos sonhos e dos desejos humanos, para montar, junto com a companhia teatral Pia Fraus, "Babel Bum". O espetáculo, que estréia hoje em São Paulo, já foi convidado para se apresentar em Buenos Aires em maio, e no Festival Mundial de Marionetes, em Charleville-Mézières, na França, em setembro.
Um grupo de anjos desce à Terra para trazer aos humanos caixas estranhas, que revelam sonhos, emoções e ambições. Os figurinos, uma das marcas registradas do trabalho multipremiado do XPTO, são coloridos, cheios de alvos e marcas, saias rodadas enormes. Cercados por esta concepção cênica (de Osvaldo Gabrielli) impressionante, os personagens se movem em um mundo alegórico e violento.
O XPTO é um dos grupos de bonecos mais importantes do país. Seu repertório é composto por quatro espetáculos: "Buster Keaton Contra a Infecção Sentimental", "A Infecção Sentimental Contra-Ataca", "Kronos" e "Coquetel Clown". Recebeu vários prêmios, entre eles o Mambembe de 1985, como grupo revelação, o Fundacen em 1989, e vários prêmios da Apetesp.
Já foi convidado para vários festivais internacionais. O convite para a participação no Festival Mundial na França foi feito pela organizadora do festival, Niculescu, há um mês. O grupo é um dos três representantes do Brasil na mostra.

Texto Anterior: Ópera virou filme de sucesso nos anos 70
Próximo Texto: "Budro" revê solidão em cenário urbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.