São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Projeto traz bastidores do cinema brasileiro

Making of de "Lamarca" prepara o lançamento

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O making of (cenas de bastidores) do filme "Lamarca", de Sérgio Rezende, abriu anteontem o projeto "Que filme é esse?", na Casa França-Brasil, no Rio. O projeto vai mostrar os bastidores da gravação de novos títulos a serem lançados no mercado brasileiro. "Lamarca" tem estréia nacional marcada para 8 de maio.
Os sete minutos do making of mostram cenas que o público não vai ver nas salas de cinema: o ator Paulo Betti se maquiando para viver o líder da Vanguarda Popular Revolucionária, o capitão Carlos Lamarca, o diretor Rezende com a camisa cobrindo a cabeça para se proteger do calor de Ibotirama, no sertão baiano, onde foi rodado o filme e a dificuldade para pendurar pelos pés um figurante numa cena em que um personagem é ameaçado pela polícia.
Fotografias do set de filmagem e da vida de Lamarca e o copião do filme, com as cenas que não foram montadas na versão definitiva, completam a exposição. O filme começa com o sequestro do embaixador suíço, Giovani Bucher, em dezembro de 1970, comandado por Lamarca. Perseguido pela polícia, Lamarca tenta se esconder viajando pelo país, até ser morto na Bahia em 1971. Para Rezende, o filme tenta contar uma boa história real para reconciliar o público com o cinema brasileiro, depois "do desastre do governo Collor".
"Queremos mostrar mais do que o glamour do cinema: queremos discutir estética e estimular a formação de platéia", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica, Jorge Monclar. O filme "Carlota Joaquina", de Carla Camuratti, é o próximo título agendado para exibição prévia na Casa França Brasil.
O colunista JOSÉ SIMÃO está de férias durante o mês de março

Texto Anterior: Kieslowski demonstra caráter letal da culpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.