São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distrito Federal tem maior média de salário e maior índice de desemprego

CYNARA MENEZES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Distrito Federal aparece como um "oásis" no desértico cenário do trabalho no país e um exemplo de concentração de renda e riqueza nas mãos de poucos. Os trabalhadores na capital federal recebem em média 8 salários mínimos, o dobro da média do Brasil –4,1 salários mínimos mensais– e 25% superior à média salarial registrada em São Paulo, Estado mais industrializado do país.
Os estudiosos do setor de empregos em Brasília não têm dúvidas de que a alavanca que impulsiona o salário médio da cidade é o setor público. Metade dos trabalhadores com carteira assinada está no serviço público. E no governo, segundo pesquisa do Sine (Sistema Nacional de Empregos), ganha-se em média quase o dobro que em outros setores.
"É uma questão de poder político", defende Carlos Alberto Ramos, professor de Economia da Universidade de Brasília e autor de trabalhos sobre os salários no setor público. "Por que um fiscal da Receita ganha mais que um economista no setor privado? Porque este círculo burocrático influencia no poder para beneficiar a si próprio", diz.
"É uma pequena minoria que ganha mais que faz a média subir", diz a supervisora técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos) em Brasília, Rosane Maia. Ela garante que os salários do setor público não são tão altos.
Ao mesmo tempo que tem o salário médio mais alto do país, Brasília possui, segundo pesquisas do Sine e do Dieese, o maior índice de desempregados do país. Em janeiro, o índice foi de 15,2%, superior ao de São Paulo –13,6%, segundo o Dieese.

Texto Anterior: Trabalho sem remuneração é rotina para 23,3% dos trabalhadores no PI
Próximo Texto: Previdência perde US$ 2,75 bi por mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.