São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhor obra é de Primo Levi

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro mais contundente escrito sobre o "Shoah", o Holocausto, foi escrito por um italiano, Primo Levi: "É Isto um Homem?", de 1947. Levi foi aprisionado em 1944 e levado para um dos campos de concentração do complexo de Auschwitz, na Polônia, onde havia uma fábrica. Sobreviveu porque era engenheiro químico e trabalhou em um laboratório. Escreveu mais dois livros sobre sua experiência no campo. Suicidou-se em 1987.
O psicanalista austríaco Bruno Bettlheim também deixou seu testemunho sobre os campos, "O Coração Informado". Ele foi libertado por interferência da mulher do presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, em 1939.
A filósofa alemã Hannah Arendt escreveu "Eichmann em Jerusalém", uma descrição do julgamento de Adolf Eichmann, um dos responsáveis pelo genocídio. "A Destruição dos Judeus da Europa", de Raul Hilberg, é considerado a melhor análise histórica do holocausto. (MC)

Texto Anterior: Nazistas mataram seis milhões de judeus
Próximo Texto: Sobreviventes aprovam recriação do drama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.