São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bantustão quer votar na eleição sul-africana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Milhares de manifestantes saíram às ruas de Mmabatho, capital do bantustão de Bophutatswana, para pedir sua reincorporação à África do Sul. Os manifestantes querem participar das eleições sul-africanas de abril. O presidente de Bophutatswana, Lucas Mangope, abandonou ontem o bantustão.
Diversas lojas foram saqueadas e algumas foram incendiadas. Cerca de 300 policiais se rebelaram e não aceitaram as ordens de reprimir as manifestações contra o governo. Extremistas brancos da África do Sul prometeram ajuda para que Mangope recupere o controle do bantustão.
A crise no Bophutatswana afetou as negociações para que o partido zulu Inkatha e a africâner Frente da Liberdade participem das eleições de abril. Os dois grupos defendem a participação dos bantustões no pleito. Ontem, o governo sul-africano ampliou o prazo para apresentação das listas de candidatos.
Os bantustões ("lares bantus") são "países" nominalmente independentes da África do Sul criados para segregar os negros.

Texto Anterior: Chefe de polícia diz que não teria impedido o massacre de Hebron
Próximo Texto: Frei assume Presidência do Chile; país ainda tem 5 presos políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.