São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP gera briga entre Odacir e Gonzaga Mota

FERNANDO GODINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A tramitação da medida provisória que cria a URV (Unidade Real de Valor) está provocando uma disputa entre o presidente e o relator da Comissão Mista do Congresso que analisa a MP.
As brigas entre os dois são constantes nas reuniões reservadas da Comissão.
O presidente, senador Odacir Soares (PFL-RO), quer que a tramitação da medida seja a mais rápida possível.
Já o relator, deputado Gonzaga Mota (PMDB-CE), insiste que não terá tempo suficiente para preparar seu relatório até a próxima terça-feira, prazo final dado pelo regimento interno para que a medida provisória seja apreciada pela Comissão.
Na última reunião reservada da Comissão, os dois parlamentares chegaram a discutir. "Quero que esta medida seja votada pela Comissão", disse o presidente da comissão a Gonzaga Mota.
"Não sei se terei tempo para isso. A medida é complexa e quero fazer um texto negociado", respondeu o relator. "É fácil fazer um relatório sem negociar. Basta subscrever o que o governo mandou", completou Gonzaga Mota.
Integrante da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o senador Odacir Soares tenta melhorar sua imagem perante a opinião pública e na briga com Gonzaga Mota se aliou aos sindicalistas.
Em contato direto com o governo, Mota optou pela estratégia da equipe econômica e tenta adiar ao máximo a apreciação da medida provisória.
Para o Ministério da Fazenda, é interessante que a MP não seja apreciada pelo Congresso. Ela poderia ser reeditada sem alterações, deixando a equipe econômica com liberdade para emitir a nova moeda –o real– quando considerar o momento adequado.
"Não se trata de uma sangria desatada. Temos que negociar o máximo que for possível", vem repetindo o deputado Gonzaga Mota.

Texto Anterior: MP vai incluir aumento de 50% do mínimo
Próximo Texto: Para Barelli, não há perda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.