São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As ondas parecem com as havaianas e o mergulho é inesquecível

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As ondas parecem com as doHavaí e o mergulho é inesquecível
Fernando de Noronha oferece várias opções para os surfistas e mergulhadores. A praia da Cacimba do Padre (veja mapa) tem as ondas mais fortes da ilha, famosas por quebrarem várias pranchas ao meio. O fundo é de areia e existem vários picos na praia, mas o melhor são as ondas triangulares e azuis que rolam ao lado do morro dos Dois Irmãos.
A praia do Boldró tem uma onda perigosa, já que o fundo de coral é muito raso."Já peguei ondas de 10 pés (cerca de 3 m) ali, as maiores em que já surfei no Brasil", define Carlos Burle, 26, frequentador assíduo da ilha.
As praias do Cachorro e da Conceição –reduto dos surfistas locais– têm ondas um pouco mais cheias, mas também tubulares. Na região do porto há dois picos: o Ruro e o Abras. Mas o preço de surfar lá pode ser alto: é difícil de entrar e para sair é terrível, devido ao fundo de coral.
Para os iniciantes no mergulho, o ideal é a costa da praia do Sancho e as baías dos Porcos e de Santo Antonio, com piscinas naturais forradas de peixes e corais multicoloridos.
Para os adeptos do mergulho autônomo, Pedras Secas, a 30 minutos de barco, permite descer 20 metros e ter visibilidade total. Yuias, a 40 minutos de barco, é ideal para quem quer ver tubarões. Existe na ilha um curso de mergulho autônomo para os iniciantes. Esse curso é prático e rápido e a prova final é feita entre golfinhos, arraias e tartarugas.

Texto Anterior: Primeira experiência de Fabinho Gouveia na ilha foi muito ruim
Próximo Texto: "Gangue" de duendes faz muita bagunça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.