São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stones são o INPS do rock

MARCELO NOVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Ladies and gentlemen! The greatest rock n'roll band in the world: The Rolling Stones!"
Era assim que as pedras rolavam nos anos 60, quando ácido pouco era bobagem, e cabelo muito era sujeira braba, para quem o usasse até mesmo lavado. Se você estava lá de calça boca-de-sino, bata indiana e sandália de pneu, provavelmente também perambulava com uma cópia do LP "Let it Bleed" embaixo do braço.
Época de mudanças, de experimentos, de guitarras psicodélicas e psicopáticas, de Brown Sugar e Sister Morphine, de cítara e bongô, de Mick Jagger e Keith Richards. Keith inclusive declarou recentemente que encontrava no rock'n'roll um refúgio e um antídoto contra a baboseira da televisão e que não deixa de ser curioso observar como hoje o rock está dentro da TV.
Ousadia calculada
Sem dúvida, está inserido o suficiente pra permitir a um bobão como Kurt Cobain exercer a sua "lá dele" ousadia calculada, ao cuspir numa câmera e ter essa baba instantaneamente transformada no logotipo da MTV. Mas muita coisa mudou de lá pra cá também nos Rolling Stones.
A entrada do "bluesy" Mick Taylor em substituição ao psicodélico Brian Jones, trouxe alteração na sonoridade, mas não interferiu na qualidade da banda. Porém, a saída de Taylor abriu uma lacuna que nunca foi preenchida por Ron Wood. Ao contrário de Brian e Mick Taylor, que tinham estilos bastante distintos, Ron se assemelha exageradamente ao próprio Keith Richards na pegada e na maneira de tocar, ficando sempre a impressão de que a banda só tem um guitarrista.
Assim, o melhor dessa coletânea "Jump Back" fica por conta do material extraído de álbuns clássicos, como "Sticky Fingers" e "Exile on Main Street", ou seja, faixas como "Bitch", "Brown Sugar" e "Wild Horses" (esta uma das mais pungentes baladas já escritas no rock). Inexplicavelmente porém, "Tumbling Dice" acabou sendo a única música pinçada do ótimo "Exile on Main Street", o que já é suficiente pra se colocar em xeque o critério da seleção.
No mais, vários hits como "Angie", "Miss You", "Hot Stuff" e "Harlem Shuffle", todos remasterizados através de um processo chamado UV22, anunciado como a "nova" sensação da tecnologia e que realmente fornece uma alta definição sonora (embora a essa altura possa estar ultrapassado, tal a velocidade com que essas "novidades" superam umas 'as outras) e um encarte onde Jagger e Richards comentam detalhes e curiosidades de cada música.
Após 30 anos de atividade os Rolling Stones representam hoje não apenas uma banda, mas sim uma instituição. Eles são o INPS do rock'n'roll, de quem até se pode reclamar. Mas, com tempo, bom humor e paciência você acaba sendo atendido...

Coletânea: Jump Back
Banda: Rolling Stones
Lançamento: Virgin/EMI
Preço: CR$ 10 mil (em média)

Texto Anterior: Raul Seixas é massificado como Jesus Cristo
Próximo Texto: Povo enfrenta Nelson em "Vox Populi"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.