São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva hídrica dos solos continua elevada em SP

ESPECIAL PARA A FOLHA

A reserva hídrica do solo mantém-se elevada e favorece as culturas anuais em desenvolvimento ou em estágio de florescimento e frutificação, exceto em alguns locais das regiões Sudoeste, Vale do Paranapanema e Alta Paulista.
Os plantios de culturas adequadas para a época, como milho safrinha, soja safrinha e feijão, podem ser realizados em quase todo o Estado, uma vez que a umidade dos solos é suficiente para garantir o sucesso inicial e o desenvolvimento das plantas.
Vale destacar que nas regiões Sudoeste e Vale do Paranapanema os plantios a partir dessa época têm maior probabilidade de serem afetados pelas baixas temperaturas nas fases críticas dos meses de maio, junho e julho.
As culturas perenes como citros, café e pastagens também estão sendo auxiliadas pela reserva hídrica dos solos.
As práticas de colheita (amendoim e cana-de-açúcar) e a aplicação de agrotóxicos apresentam condições favoráveis e devem permanecer nos próximos dias.
A possibilidade de chuvas isoladas no final do período pode afetar o controle fitossanitário. Desta forma, recomenda-se que a aplicação de agrotóxicos seja realizada de preferência no período matutino.

ONDE SABER MAIS
Instituto Agronômico, tel. (0192) 42-5230.

Texto Anterior: Diferentes enfoques de políticas agrícolas
Próximo Texto: Safrinha de milho ganha espaço em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.