São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
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Maluf inaugura túnel Maria Maluf

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf inaugura hoje o túnel Maria Maluf –homenagem a sua mãe–, que faz parte do minianel viário de São Paulo e liga a Imigrantes à via Anchieta (zona sul). A obra deve melhorar o trânsito em bairros da zona sul e centro, hoje rota de caminhões que vão de uma rodovia a outra.
Os motoristas que saíam da Imigrantes para atingir a via Dutra, por exemplo, congestionavam o trânsito em bairros da zona sul e centro. Agora, com o túnel, os veículos fazem o trajeto avenida Tancredo Neves, Ignácio de Anhaia Mello, marginal Tietê e Dutra.
Ao lado do Maria Maluf, a prefeitura constrói outro túnel, que fará a ligação no sentido Anchieta-Imigrantes. Quando o complexo estiver concluído, vai permitir a ligação expressa dos bairros das zonas sul e leste. O minianel, com 50,9 km, vai contornar a região central e, segundo a prefeitura, deve ser usado por 80 mil veículos por dia.
Além do outro túnel, falta a construção da ponte entre as avenidas Ignácio de Anhaia Mello e Juntas Provisórias. O minianel foi projetado em 1949, quando São Paulo tinha 106 mil veículos. Hoje, tem mais de 3,5 milhões.
Segundo a subcomissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, o túnel, que tem 730 metros, é ilegal e perigoso para os motoristas. A entidade tenta nos próximos dias seu embargo. O advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro, da OAB, diz que quando "houver congestionamento no túnel, os motoristas correrão o risco de morrer sufocados". Ele diz que não existe Eia-Rima (estudo de impacto ambiental) nem sistema de exaustão e purificação de ar. "Os ventiladores no teto não vão dispersar os gases poluentes".
Marcos Travassos Helou, diretor de obras da Empresa Municipal de Urbanização, diz que o túnel é seguro. Afirma que a ventilação é suficiente para liberar os gases, mesmo com o trânsito parado. "Daqui a pouco até para ir ao banheiro vamos precisar de Rima."

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