São Paulo, sábado, 19 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tcheco fala em SP sobre uso do LSD

Stanislav Grof faz palestra na PUC

DA SUCURSAL DO RIO

O psicoterapeuta tcheco Stanislav Grof, 63, se tornou conhecido mundialmente ao emigrar para os EUA, em 1967, e continuar suas experiências em pacientes com o uso de LSD. Há 17 anos, desenvolve o método denominado "respiração holotrópica". Ao misturar técnicas de respiração, trabalho de corpo e música, o método, segundo ele, produz o mesmo efeito que sessões com psicodélicos. Grof chega hoje São Paulo para uma série de palestras e o lançamento de seu mais novo livro, "Fronteiras da Consciência: o modelo transpessoal da psique e a nova visão da realidade" (editora Rocco). Grof estará hoje na PUC-SP, nas Perdizes (zona oeste), às 10h.
*
Folha – Como o LSD pode ser útil na psicoterapia?
Grof – Experimentos com psicodélicos poderiam ser usados em combinação com a psicoterapia, como algo que acelerasse e aprofundasse o trabalho terapêtico. Mas sempre pensei no LSD como uma ajuda.
Folha – O LSD ainda é utilizado em tratamentos psicoterapêuticos?
Grof – Vários projetos com psicodélicos têm sido aprovados pelo governo dos EUA. Por muitos anos vivemos numa histeria, nascida da reação ao que aconteceu com as pessoas em Woodstock e nas ruas.
Folha – O senhor obteve bons resultados com suas experiências com psicodélicos?
Grof – Tivemos resultados expressivos em casos que não tiveram tanto sucesso com outros métodos.(Roni Lima)

Texto Anterior: Médica não comenta acusação
Próximo Texto: Advogado condenado terá que varrer rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.