São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jango era muito mal cercado'

Ivan de Souza Mendes, nasceu no Rio de Janeiro em 1922. Tenente-coronel em 1964, foi nomeado interventor na extinta Prefeitura de Brasília, onde permaneceu até maio daquele ano. Foi ministro-chefe do SNI (Serviço Nacional de Informação) do governo Sarney. Passou para a reserva em 1986 no posto de general-do-Exército:

"Ele podia conduzir o Brasil muito bem para um estágio novo de desenvolvimento político. Mas preferiu outro caminho. João Goulart era muito mal cercado. Foi mal aconselhado. Também tinha os problemas pessoais com a mulher dele e tudo mais. Bebia. De modo que perdia a autoridade. Como eu disse há pouco, não era só a hierarquia militar, não. Era a própria hierarquia republicana que estava em jogo. O respeito às autoridades constituídas. Isso tudo ia virar de cabeça para baixo. (...) E o que se via é que ele estava querendo a república sindicalista. Iam querer fazer uma república de extrema esquerda, subvertendo a nossa tradição republicana. Os militares achavam que aquilo não deveria ser feito, mas os militares não tinham tanto gosto pelo poder, tanto que depois que a Revolução ganhou, não se sabia quem era o chefe. Dessa coisa eu participei um pouco".

Texto Anterior: Marcha da Família precedeu movimento
Próximo Texto: 'Em 61, defendi o cerco ao RS'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.