São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'1964 começou com coronéis'

Cyro Guedes Etchegoyen, nasceu em 1929 no Rio Grande do Sul. Em 1964 era major. De 1970 a 1974 serviu no gabinete do ministro do Exército, general Orlando Geisel, atuando na área de informações e contra-informações. Passou para a reserva em 1983 no posto de coronel:

"A revolução começou com o movimento de coronéis MRN (Movimento Renovador Nacional), que se deu numa situação em que os velhos não comandavam o Exército porque não tinham liderança, porque representavam um pouco as coisas velhas. Mas eles tinham muita experiência e muita inteligência e, então, envolveram os jovens, entre eles eu, criando grupos que depois fizeram a Revolução. Foram criados vários grupos: tinha os grupos dos capitães e tenentes, o grupo dos pára-quedistas, grupo disso e daquilo, e tudo isso era feito para no fim servir a eles. Só que nós não percebemos isso. Eles foram geniais. Onde houver um Golberi tem um gênio. A Revolução foi programada para durar vinte anos. Pouca gente sabe disso, não é? (...) Eles organizaram um programa para consertar o país. Talvez fosse imposição do Golberi, que tinha seus defeitos e suas qualidades. Um cara de que você podia não gostar, mas cuja inteligência você não podia negar."

Texto Anterior: 'A revolução não tinha projeto'
Próximo Texto: Pré-candidatos iniciam contagem regressiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.