São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice dos EUA ficará por seis horas no Brasil

Al Gore chega amanhã e tem encontro com Itamar

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O vice-presidente dos EUA, Albert Gore Jr., inicia hoje viagem-relâmpago à América do Sul. Em menos de 48 horas, ele visitará Bolívia, Argentina e Brasil. Em Brasília, onde passará seis horas na noite de amanhã, vai se encontrar com o presidente Itamar Franco, participar de reunião com representantes da comunidade e jantar com o ministro Celso Amorim.
É muito pouco tempo para qualquer decisão de grande impacto. Mesmo assim, para evitar que a sua presença no país fosse apenas protocolar, diplomatas brasileiros trabalharam com afinco para que ela tivesse algum conteúdo e é quase certo que dela resultará a ativação de um acordo de ciência e tecnologia entre os dois países paralisado há anos.
O acordo nunca saiu do papel devido aos diversos litígios bilaterais no setor nos últimos anos (informática e propriedade intelectual). Como no mês passado a questão do direito de patentes foi resolvido e a agenda Brasil-EUA ficou desanuviada na área, é muito provável que depois do encontro entre Gore e Itamar seja anunciada a decisão de ativar o acordo.
Outro tema certo da conversa de Gore com Itamar é a Cúpula das Américas, marcada para dezembro em Miami. A data é péssima para o Brasil, que será representado por um presidente (Itamar) com poucas semanas de governo pela frente. Será o primeiro encontro de chefes de governo do continente desde a conferência de Punta del Leste, em 1967 e a primeira na história com a presença apenas de líderes escolhidos em eleições livres (os dois únicos países americanos que não se encaixam na definição – Cuba e Haiti – não foram convidados).

Texto Anterior: Efeito Osiris; Sentido do silêncio; Cores trocadas; Aliados potenciais; Nova profissão; Escolha tucana; Atraindo as críticas; Alvo fácil; Depois da tempestade; TIROTEIO
Próximo Texto: Gore é o vice mais influente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.