São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma história que conquistou o mundo

A indústria começou a investir em qualidade nos anos 20. Hoje, o conceito é sinônimo de liderança empresarial
Qualidade Total é uma filosofia de gestão empresarial presente, hoje, nos quatro cantos do planeta: do Japão aos Estados Unidos, da Europa aos chamados Tigres Asiáticos, da China ao Brasil. Percorreu um longo caminho, na esteira do sucesso do Japão, até se impor como opção para viabilizar a administração de micro e pequenas empresas em todo o mundo.
A qualidade começou a ser incorporada à produção industrial apartir da década de 20, para impedir que produtos de feituosos chegassem às mãos dos consumidores. Com o advento da produção em massa, para atender a mercados em crescimento, foram sendo introduzidas técnicas de controle estatístico da qualidade.
Após a Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento da indústria aeronaútica, começou a ser adotado o controle de processos, englobando toda a produção, desde o projeto até o acabamento. Conseguir qualidade nos processos de produção visava, principalmente, segurança e eliminação dos defeitos.
Esse conceito evoluiu para a garantia da qualidade, que consiste na sistematização, por normas escritas, dos padrões e requisitos para cada etapa do processo produtivo. O objetivo é garantir qualidade uniforme para os produtos e serviços. Tais normas são organizadas nos Manuais da Qualidade das empresas e são requisitadas com frequência nas relações comerciais entre cliente e fornecedor, especialmente se a empresa produz bens intermediários.
Novo panorama
A partir da década de 60, o ambiente de negócios começa a mudar. O mercado nos países desenvolvidos vai ficando saturado e os consumidores demandam produtos diferenciados. A alta tecnologia passa a ser adotada nos processos produtivos. As barreiras do comércio internacional são reduzidas e a competição internacional se intensifica.
Em consequência, assumem a liderança de mercado empresas com produtos altamente diferenciados e preços competitivos. A qualidade volta-se, assim, para a plena satisfação do cliente e gestão empresarial moderna.
Hoje, Qualidade Total é o conceito que resume as condições para que a empresa sobreviva e se desenvolva em um ambiente competitivo e de rápidas mudanças.
O conceito de qualidade, portanto, significou coisas diferentes, nas últimas décadas. É possível que uma ou outra dessas antigas idéias, agora ultrapassadas, ainda permaneça como definitiva. É importante saber distingui-las das idéias condizentes como moderno conceito de QualidadeTotal.
Sinais
A prática da qualidade requer:
- clima de confiança entre os empregados, com a eliminação do medo de participar e quebra de barreiras entre as diversas áreas;
- capacitação, participação e comprometimento dos empregados com o futuro da empresa;
- cumprir com excelência a finalidade para qual a empresa foi criada;
- fazer certo, da primeira vez, sempre;
- busca permanente da perfeição;
- satisfação total dos clientes.
A Qualidade Total revolucionou os sistemas produtivos, antes de tudo, por ser um bom negócio. Aponto de hoje, nos países desenvolvidos, ser condição essencial para a permanência e prosperidade das empresas.
No Brasil, Qualidade Total siginifica postura de liderança empresarial. Um estímulo a mais para quem quer utilizar suas técnicas e ferramentas para desenvolver um negócio: vai estar, com certeza, à frente de muita gente. Trata-se, sem dúvida, de um diferencial precioso no mundo dos negócios.

Texto Anterior: O movimento da qualidade
Próximo Texto: Resistência a mudanças pode impedir sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.