São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
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O empresário é o ator principal

A gestão pela qualidade só terá êxito se houver total comprometimento e empenho dos dirigentes da organização
A comodidade é o máximo divisor comum da humanidade. Hásempre um boa desculpa para queas pessoas não alterem a rotina, oseu jeito de fazer as coisas: se tudosempre foi assim, para que mudar?
Mudar gera insegurança, defesas e resistências. Se por acaso reações desse tipo acontecerem, nada mais natural. Bem conduzido oprograma, acaba o espaço para aacomodação.
Por isso, o empresário deve estar consciente da importância deseu papel na condução do processo. E entender bem qual é a origemdas resistências a mudanças.
Para implantar a Qualidade Total, é preciso, antes de mais nada,querer e saber implantar. Mas existem dois outros requisitos:
Ter vontade política
.Entender que a Qualidade Total é o caminhopara a sobrevivência e o desenvolvimento da empresa.
- Compreender as consequênciaspráticas do alinhamento de suaempresa aos fatores-chave da Qualidade Total.
- Criar condições internas para aimplantação da Qualidade Total, em especialperante os sócios ou familiares (seestes participam da empresa).
- Não desanimar ou perder o rumo diante de dificuldades ou retrocessos.
- Explicitar seu compromissoperante a empresa e manter informados todos os funcionários sobreo desenvolvimento do processo.
Assumir a liderança
Pesquisa realizada entre asmaiores empresas norte-americanas que implantaram Qualidade Total com sucesso revela: esforço para a qualidade que não tem a liderança doexecutivo principal é receita para odesastre. Segundo a pesquisa, sãooito as atitudes comuns aos executivos que tiveram sucesso:
1- Partilhar com os empregadosas metas da empresa.
2 - A prioridade deve ser a melhoria dos serviços ao cliente e nãoo corte de despesas.
3 - Demonstrar vontadde de mudar tudo, se for preciso.
4 - Implantar programas-pilotopara que os empregados aprendamcomo resolver problemas.
5 - De preferência, as mudançasdevem ser implantadas pelas próprias pessoas que as sugeriram.
6 - Recompensar os empregadosresponsáveis por melhorias noatendimento aos clientes.
7 - Manter os empregados informados sobre o sucesso (ou insucesso) do programa de qualidade.
8 - Envolver-se ativamente aolongo do esforço pela qualidade

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