São Paulo, domingo, 20 de março de 1994 |
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O empresário é o ator principal A gestão pela qualidade só terá êxito se houver total comprometimento e empenho dos dirigentes da organização A comodidade é o máximo divisor comum da humanidade. Hásempre um boa desculpa para queas pessoas não alterem a rotina, oseu jeito de fazer as coisas: se tudosempre foi assim, para que mudar? Mudar gera insegurança, defesas e resistências. Se por acaso reações desse tipo acontecerem, nada mais natural. Bem conduzido oprograma, acaba o espaço para aacomodação. Por isso, o empresário deve estar consciente da importância deseu papel na condução do processo. E entender bem qual é a origemdas resistências a mudanças. Para implantar a Qualidade Total, é preciso, antes de mais nada,querer e saber implantar. Mas existem dois outros requisitos: Ter vontade política .Entender que a Qualidade Total é o caminhopara a sobrevivência e o desenvolvimento da empresa. - Compreender as consequênciaspráticas do alinhamento de suaempresa aos fatores-chave da Qualidade Total. - Criar condições internas para aimplantação da Qualidade Total, em especialperante os sócios ou familiares (seestes participam da empresa). - Não desanimar ou perder o rumo diante de dificuldades ou retrocessos. - Explicitar seu compromissoperante a empresa e manter informados todos os funcionários sobreo desenvolvimento do processo. Assumir a liderança Pesquisa realizada entre asmaiores empresas norte-americanas que implantaram Qualidade Total com sucesso revela: esforço para a qualidade que não tem a liderança doexecutivo principal é receita para odesastre. Segundo a pesquisa, sãooito as atitudes comuns aos executivos que tiveram sucesso: 1- Partilhar com os empregadosas metas da empresa. 2 - A prioridade deve ser a melhoria dos serviços ao cliente e nãoo corte de despesas. 3 - Demonstrar vontadde de mudar tudo, se for preciso. 4 - Implantar programas-pilotopara que os empregados aprendamcomo resolver problemas. 5 - De preferência, as mudançasdevem ser implantadas pelas próprias pessoas que as sugeriram. 6 - Recompensar os empregadosresponsáveis por melhorias noatendimento aos clientes. 7 - Manter os empregados informados sobre o sucesso (ou insucesso) do programa de qualidade. 8 - Envolver-se ativamente aolongo do esforço pela qualidade Texto Anterior: Resistência a mudanças pode impedir sucesso Próximo Texto: Prepare-se para as transformações Índice |
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