São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prepare-se para as transformações

Descubra se você está pronto para encarar as mudanças e implantar um programa de qualidade
Um programa de Qualidade Total daria certo em sua empresa? Antes de mais nada, é preciso avaliar até que ponto você está preparado para as mudanças. Lembre-se de que o empresário tem que liderar o processo de transformação organizacional. E mais: se você não mudar alguns paradigmas sobre como deve ser implantado um programa de qualidade total, não terá resultados.
A seguir, estão relatadas algumas situações que podem surgir quando da implantação de um programa de qualidade. Para cada situação, existe uma solução mais adequada, mais "feliz". As outras duas são reações comuns, porém pouco satisfatórias. Leia e analise cada uma das situações. Pense no que você faria, de fato. Se a sua escolha "bater" com a solução feliz, melhor. Caso contrário, reflita:
. por que você não faria do outro modo?
. por que não tentar fazer do outro modo?
. o que precisa mudar?

SITUAÇÃO 1
Se alguém lhe perguntasse como você pretende resolver as disputas de poder existentes entre os diversos setores e que, certamamente, contribuirão negativamente para o sucesso do programa da qualidade, você responderia:

Que desenvolveria um programa de cooperação entre os setores, já que o sucesso do programa dependerá em parte da colaboração de todos os setores entre si
Que não hesitaria em demitir as pessoas que, porventura, tentassem dificultar o processo de implantação
Que estas disputas não iriam dificultar o processo, pois cada setor irá implantar o programa integralmente não necessitando da ajuda dos outros

SITUAÇÃO 2
Alguém lhe pergunta quais seriam os próximos passos da sua empresa na implantação do programa da Qualidade Total, após as primeiras reuniões de senbibilização. A sua resposta é:

Que acompanharia bem de perto o processo, implantando um programa que divulgue a visão da organização, premie as pessoas, transforme os processos e promova os resultados.
Que a organização investiu muito tempo e dinheiro na sensiblização para o programa e que, agora, é com eles.
Que não faria nada, a não ser cobrar os resultados do investimento.

SITUAÇÃO 3
Se a sua empresa, organização, após iniciar a implantação da Qualidade Total, entrasse em uma dessas "crises" conjunturais, você:

Não se abalaria, já que a crise é externa e você tem a convicção de que a empresa é capaz de superar este obstáculo
Reduziria algumas despesas referentes ao programa ou mesmo diminuiria a velocidade de implantação
Eliminaria toda e qualquer despesa que não se relacionasse com a sobrevivência da empresa. Passada a crise, retomaria a implantação do lugar onde parou

SITUAÇÃO 4
Alguém lhe pergunta quanto tempo você estaria disposto a empregar no processo de implantação do programa de Qualidade Total na sua empresa. A sua resposta é:

O tempo que for necessário
Não muito, pois no momento você está super atarefado, não podendo assumir este compromisso
Nenhum, pois você tem medo que sua presença cause inibição no pessoal

LEMBRETES
- Mesmo em meio a adversidades, não abandone a constância de propósitos. A Qualidade Total é um longo caminho, porém repleto de resultados.
- A perfeita colaboração entre todos, na empresa, é fundamental. Incentive o bom relacionamento entre as equipes de trabalho.
- Invista nas pessoas criativas. Nem sempre experiência e juventude significam resultados.
- Não se esqueça nunca: o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Texto Anterior: O empresário é o ator principal
Próximo Texto: Empresa consegue reduzir o desperdício<TB>
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.