São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes da lucratividade atuam no atacado

MARIO ROCHA; RODNEY VERGILI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os seis bancos de maior lucratividade em 93 têm um um perfil bastante diferente daquilo que o grande público conhece. Eles não têm agências espalhadas pelas cidades, tampouco conta corrente. Trabalham apenas com clientes de bolso recheado. O número de funcionários é reduzido e as suas operações exigem técnicas sofisticadas. São os bancos de atacado.
Apesar de apresentarem perfil semelhante, os bancos de atacado se distinguem na forma de atuar. "Não precisamos operar todos os dias. Se tivermos dúvidas sobre a rentabilidade da operação, não fazemos", diz Luiz Carlos Simão, diretor-financeiro do Banco Sul América, terceiro do ranking.
"Para nós, o mais importante é o cliente. Fazemos os produtos que os clientes pedem, mesmo que sejam de menor rentabilidade", afirma Fernão Bracher, presidente do Banco BBA Creditanstalt, que ficou em segundo lugar no ranking.
Já o Banco Marka, que conquistou o primeiro lugar, teve cerca de 90% da sua receita no ano passado originária de atividades de tesouraria. "A maior parte da nossa atividade é a administração de recursos próprios", diz Francisco de Assis, que comanda a diretoria financeira do Banco Marka.
O Banco Santos alcançou a quarta colocação. Roberto Caldeira Bastos, diretor-superintendente do Banco Santos, diz que a rentabilidade da instituição no ano passado esteve mais relacionada a operações de tesouraria e de mercado de capitais, além de empréstimos a empresas de médio porte.
Luiz Cezar Fernandes, presidente do Banco Pactual, quinto colocado, define o banco como um "clínico geral na reorganização de empresas no Brasil, nos processos de compra e venda de empresas e na captação de recursos de investidores estrangeiros".
Antonio Costa, vice-presidente do Banco SRL, sexto colocado, divide o SRL em duas áreas de atuação: 1) derivativos e "hedge" para clientes; 2) reestruturação de empresas, privatização e colocação de papéis no exterior.(MR e RV)

Texto Anterior: Setor público não se ajustou
Próximo Texto: Investimento diversificado dá 45,74% líquidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.