São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerente acerta ao incluir mais informações e menos adjetivos

DA REDAÇÃO

A versão de que os currículos devem ser absolutamente enxutos e não seguir modelos não é um consenso entre selecionadores e empresas especializadas em encontrar executivos adequados para as empresas. "O currículo deve ter a cara de seu dono", afirma Osmar Benatti, 45, consultor em recursos humanos. "O material deve ter informações precisas e suficientes para se ter uma idéia clara sobre seu autor", completa.
Florear frases com adjetivos, por exemplo, não é recurso suficiente para disfarçar um currículo com informações escassas. "Muitas vezes, um detalhe da vida profissional do candidato ou a própria forma como ele organizou o material é determinante para convocá-lo para uma entrevista", diz o consultor, que avaliou positivamente o currículo enviado pela gerente de marketing M.V.G.
Para Benatti, o material apresentado (quatro páginas) está razoavelmente bem estruturado e fornece todos os dados necessários para a avaliação da candidata. Mesmo o fato de M.V.G. se utilizar de um formato de currículo copiado com insistência não a prejudica. No item "Resumo das Qualificações", por exemplo, ela optou corretamente por elencar as atividades que exerceu sem recorrer a opiniões sobre si mesma.
Benatti sugere, entretanto, alguns ajustes, como evitar o texto corrido no quesito "Experiência Profissional". Para o consultor, melhor alternativa é mencionar seu conteúdo em tópicos. Informações não mencionadas –como o motivo da saída da empresa e salário– não fazem falta e podem ser esclarecidas durante a entrevista.
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de consultores e publicação nesta seção, para Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Como é calculada a aposentadoria?
Próximo Texto: Micro a caneta 'liga' profissional ao mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.