São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hispânicos lutam contra o preconceito até no futebol

MIKE WOITALLA
ESPECIAL PARA O "USA TODAY"

Apesar de possuir uma comunidade hispânica de cerca de 24 milhões de pessoas, os EUA têm uma curiosa ausência de influência latina no futebol. Mas fatos recentes, em especial a indicação de Carlos Juarez como coordenador de treinadores do futebol dos EUA, podem mudar esse quadro.
"Acho que a Federação de Futebol dos EUA não tem feito o bastante pela comunidade latina", disse o secretário-geral da entidade, Hank Steinbrecher.
Juarez, 32, emigrou da Guatemala para os EUA quando tinha um ano. Há nove anos, ele treina o San Bernardino. Foi indicado em janeiro para ser o coordenador de treinadores dos EUA e encarregado de criar um vínculo entre a federação e a comunidade latina.
"Quero abrir portas para pessoas, jogadores e técnicos", disse Juarez. "E espero que a comunidade veja a luz no fim do túnel, que eles se envolvam." A Federação dos EUA também contratou o ex-jogador peruano Teófilo "Nene" Cubillas, que mora na Flórida, como consultor técnico. Ele vai trabalhar com os jogadores enquanto Juarez tenta seduzir a comunidade hispânica.
Entre as tarefas do coordenador estão: criar uma rede de técnicos latinos, que trabalharão como olheiros, encorajar ligas de hispânicos a se filiarem à Federação Norte-Americana, criar cursos bilingues para treinadores etc.
O processo de seleção de jogadores, nos EUA, pode deixar passar talentos latinos, porque inúmeras ligas de times hispânicos não são filiadas à Federação dos EUA. Por exemplo, no sul da Califórnia há 50 mil jovens jogando futebol.
O técnico da Academia da Força Aérea, Luis Sagastume, organizou uma associação de técnicos hispânicos, que Juarez quer usar como apoio. "Queríamos dizer à Federação dos EUA que há muitos treinadores latinos que querem ajudar o futebol dos EUA a crescer. Por que temos que dizer isso a eles?", queixa-se Sagastume.

Texto Anterior: Blatter prevê média de três gols por jogo no Mundial dos EUA
Próximo Texto: Vitória hoje dá título do vôlei ao Suzano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.