São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ursos marrons são refugiados de guerra

DA "NEW SCIENTIST"

Assustados pela guerra na ex-Iugoslávia, os ursos marrons estão se mudando das florestas da Bósnia para o norte, em direção à Itália. Com o número de ursos na Europa caindo rapidamente, ambientalistas da Itália e Eslovênia se uniram para proteger os "refugiados".
O primeiro passo é a luta para tornar os ursos uma espécie protegida. Embora os ursos marrons estejam ameaçados de extinção, pela lei da antiga Iugoslávia (ainda em vigor na Eslovênia) fazendeiros podem matar animais que ataquem suas plantações.
Cerca de 300 ursos vivem na Eslovênia. Na Itália, vivem seis ou sete no nordeste e cerca de 150 no Parque Nacional Abruzzo, no sul do país. Esses números estão aumentando com a migração. Vários ursos têm chegado à Eslovênia, alguns à Itália, e outros chegaram a ser vistos na Áustria, embora não tenham permanecido lá.
A guerra não é o único perigo que os ursos enfrentam. Vários já foram mortos nas estradas eslovenas e italianas. Outros foram mortos por terem atacado estoques de fazendas.

Texto Anterior: EUA barram acordo global sobre patentes
Próximo Texto: PÓLO NORTE; VULCÃO; AEROCRISTAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.