São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte abandona reunião e diz que confronto leva à guerra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Coréia do Norte abandonou ontem uma reunião com a Coréia do Sul e afirmou que o confronto entre os dois países pode levar à guerra. Era tido como certo o cancelamento da reunião marcada para amanhã entre Coréia do Norte e EUA, em Genebra (Suíça), para discutir a suspeita de que os norte-coreanos estejam desenvolvendo armas nucleares.
"A Coréia do Norte disse que Seul (a capital sul-coreana) não era muito longe daqui e que a cidade poderia estar chamas", afirmou o delegado sul-coreano, Song You-dae, em Panmunjon, onde a reunião aconteceu. "Confrontos podem se alastrar para a guerra. Estamos preparados para responder com diálogo ao diálogo –ou com guerra à guerra", disseram os norte-coreanos, segundo Song.
O objetivo da reunião era acertar a troca de enviados especiais para discutir o suposto programa nuclear do governo de Pyongyang. Mas, após 55 minutos, a delegação norte-coreana se retirou, afirmando que o sul estaria com uma atitude "negativa".
Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, ligada à ONU) voltaram da Coréia do Norte na terça-feira e acusaram Pyongyang de não permitir acesso a instalações-chave. Eles se disseram impossibilitados de avaliar se o país está cumprindo o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
O secretário de Estado norte-americano, Warren Christopher, afirmou que "se eles (norte-coreanos) preferirem a AIEA vai relatar o problema à ONU e a questão será: que sanções serão impostas?"

LEIA MAIS
Sobre a Coréia do Norte em entrevista do secretário de Defesa dos EUA, à pág. 7

Próximo Texto: Diálogo Israel-OLP recomeça hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.