São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
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Grandes cenas de pessoas comuns

SÉRGIO AUGUSTO

Quem viu "Mash", "Nashville" e "O Jogador" sabe que Robert Altman mistura histórias e personagens como ninguém. Em "Short Cuts - Cenas da Vida", ele mexe com o cotidiano de 22 pessoas de Los Angeles, interligadas na abertura pela ação de uma esquadrilha de helicópteros pulverizadores e por relações nem sempre fortuitas no decorrer do filme, que, para fazer jus ao seu espírito e à terra sob seus pés, termina com um terremoto. Tendo a televisão como elemento unificador sobressalente, tudo se passa entre a noite de uma quarta-feira e a manhã da segunda-feira seguinte.
Só vendo para crer como os curtos e enigmáticos relatos do minimalista Raymond Carver se ajustaram ao diapasão do exuberante Altman. A partir de nove novelas e um poema, Altman e seu roteirista Frank Barhydt montaram uma imbricada estrutura narrativa, costurada por ligações afetivas, profissionais e casuais, quando não por afinidades psicológicas, elementos naturais (céu, água etc), rimas visuais (rio, peixes, aquário) e ecos simbólicos (mortes, nudez, violência física). Tudo flui com admirável naturalidade; os atores rendem o máximo; a platéia se diverte e se comove –o que mais se pode exigir de um filme? Ao mesmo tempo sarcástico e caloroso com os seus personagens, Altman fez a síntese mais brilhante dos vícios e das paranóias da sociedade norte-americana.
"Short Cuts" mexe com tudo, sobretudo com as mais variadas formas de medo. Medo de contaminação, da morte, da infelicidade, da franqueza, da entrega total, da solidão, da lucidez. É também um filme sobre os tênues limites entre o falso e o verdadeiro, não habitassem os seus personagens a mesma região onde fica Hollywood.
Que apenas Altman esteja concorrendo ao Oscar é um absurdo. Ou não?
Short Cuts - Cenas da Vida (Short Cuts). EUA, 1993. Direção de Robert Altman. A estréia estava programada para sexta, 18, no Espaço Banco Nacional de Cinema/sala 1 (14h40, 18h e 21h20) e Calcenter. Salas e horários a confirmar.

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