São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar escritório de contabilidade e despachante?

Iraci Soares de Souza, São Paulo, SP
É interessante a idéia de montar um escritório de contabilidade que ao mesmo tempo ofereça aos clientes serviços de despachante, já que, no começo, é provável que o escritório atenda poucas empresas. Entretanto, os serviços de despachante devem estar relacionados com as atividades empresariais, como registro comercial, registro de marcas e patentes, desembaraço de documentos junto aos órgãos de fiscalização, declaração de Imposto de Renda, entre outros.
A infra-estrutura necessária à exploração dos serviços de contabilidade e de despachante consiste, basicamente, num pequeno escritório, onde o microcomputador e o telefone são as peças principais.
Os serviços de escrita contábil exigem do proprietário o registro no Conselho Regional de Contabilidade, enquanto os serviços de despachante não necessitam grau de instrução específico, mas existe a necessidade de conhecimentos da legislação e da estrutura burocrática das repartições públicas. Para os dois casos, o importante é manter uma conduta impecável na relação com o cliente.
As taxas de serviços cobrados pela empresa variam muito. Nas regiões onde existem sindicatos, as taxas geralmente são tabeladas. Assim, a escrita contábil de uma empresa de pequeno porte fica em torno de um a três salários mínimos. Para os serviços de despachante, são cobradas as taxas pagas nos órgãos de governo e, sobre elas, acrescenta-se uma comissão que varia de 50% a 100%.
O valor do investimento inicial para a montagem do escritório –aquisição de um micro, um telefone comercial, armários, arquivos, máquinas de calcular, mesas e cadeiras para escritório e um pequeno capital de giro para as despesas dos primeiros 90 dias de funcionamento do negócio–, fica entre US$ 5.000 e US$ 10 mil.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Avaliação é fundamental
Próximo Texto: Feira reúne fabricantes de artigos para presente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.