São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Maria Moura' terá 80% de externas

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

"Madona de Cedro" nem começou a ser exibida e a Rede Globo já está gravando a segunda minissérie do ano, "Memorial de Maria Moura", adaptação da obra de Raquel de Queiroz assinada por Jorge Furtado ("Agosto") e Carlos Gerbase. No elenco, entre outros, Glória Pires, Cristiana Oliveira, Marcos Palmeira e Jackson Antunes, o Damião de "Renascer", que agora viverá um trapezista.
Desde o dia 1.º de março, Roberto Farias, Mauro Mendonça Filho e Denise Saraceni dirigem as cenas em três frentes –Maricá, Campos e Teresópolis. A duração prevista é de 24 capítulos, com cerca de 900 cenas, a maioria delas –80%, segundo os produtores– externas. A trama conta a trajetória de Maria Moura (Glória), mulher guerreira que luta contra as limitações do século 19.
A novidade na minissérie foram os seminários ministrados aos atores –com o objetivo de fazâ-los assimilar as minúcias do universo em que se passa a ação. O professor Lucio Aguiar falou sobre o panorama social do século 19; Junito Brandão, também professor e especialista em mitologia, falou sobre o arquétipo da mulher guerreira e o heroísmo feminino. O ciclo de conferências se estendeu até temas como "A Condição Jagunça", e foi complementados com aulas práticas de equitação, mágica, circo, prosódia e até manejo de armas de fogo e armas brancas.
Também estão no elenco da minissérie Kadu Moliterno (Padre José Maria), Zezé Motta (Rubina), Luis Carlos Arutin (seu Tonico), Rubens de Falco (Tibúrcio), além de duas atrizes que ressurgem após afastamento: Bia Seidl (Bela), distante desde "Contos de Verão", e Rosamaria Murtinho (Eufrásia), que ficou quase dez anos longe da Globo, por conta de uma briga com o então diretor da Central Globo de Produção, Daniel Filho.

Texto Anterior: Galã de 'Despedida' muda de canal
Próximo Texto: Manchete revive poesia do "canal 100"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.