São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros novos já são vendidos em URV

DA REPORTAGEM LOCAL

A URV já se incorporou à vida dos consumidores. Apesar da conturbada desinformação inicial, as concessionárias já trabalham normalmente com o novo índice para a venda à vista de veículos novos.
VW e Ford foram as primeiras a indexar suas tabelas pela URV.
Na semana passada foi a vez de a Fiat acabar com a indefinição que se arrastava por 15 dias. Todos os modelos foram fixados em URV, excetuando Uno Mille (com preço fixo em cruzeiros reais) e Tempra (pelo dólar comercial).
A GM, com exceção do Corsa (já indexado), ainda não adotou a URV para sua linha. Criou uma tabela com correção diária, fornecida aos revendedores via computador. O sistema é diferente do antigo método de desconto regressivo.
A imediata consequência da nova medida foi alguma queda nas vendas, excluindo os "populares" (que ainda são produzidos em número inferior à demanda).
A vendedora Rita Pedroso, da Cantareira (Ford), acha que "vai acabar a correria para comprar carro só em início e final de mês", quando o consumidor tentava aproveitar estoques antigos, a preços da tabela anterior ao reajuste.
Virgínia Aliberti, vendedora da Firenze (Fiat), concorda com a opinião. Ela diz que "isso vai aumentar a concorrência real; ganha quem tiver o melhor preço", e não o estoque mais velho.
O gerente de vendas da Sopave (VW), Ronaldo Saldanha, confirma a tese. Explica que as vendas estacionaram, porém se tornaram mais espalhadas ao longo do mês.
Financiamento
Continua-se usando a TR (até 11 meses) e o IGP-M (mais de 11 meses), além dos juros. Algumas revendas ainda financiam pelo dólar comercial. As concessionárias esperam que o governo defina regras específicas para o uso da URV no financiamento de carros.
Consórcio
As prestações continuam sendo reajustadas pelo valor do bem adquirido, apesar de o plano estabelecer que contratos a partir de 15 de março devem ser em URV.
Corsa
A GM cancelou na semana passada a formação de novos grupos de consórcio para o Corsa. Não há previsão para a reabertura.

Texto Anterior: Wind tem produção limitada
Próximo Texto: Peugeot Cabrio traz charme e tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.