São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CH 125 Spacy oferece conforto e rapidez

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Por onde o "scooter" Honda CH 125 Spacy passa, ou onde fica estacionado, desperta enorme curiosidade. Todos querem saber se anda bem, se é econômico, que velocidade alcança, se dá para viajar, ou até mesmo se o motor é elétrico. Não é, mas bem que parece, de tão baixo é o nível de ruído.
No congestionado trânsito da cidade, seu pequeno motor permite rodar com velocidade e segurança, sem perder força ou comprometer seu desempenho mesmo em subidas mais acentuadas.
O motor é monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a líquido, com 124,6 cc reais de cilindrada e 10 cv de potência máxima a 7.500 rpm.
Na estrada, onde também foi avaliado por Veículos em viagem até o Guarujá (litoral norte de São Paulo), o comportamento do "scooter" não deixou nada a desejar. Acompanhou com facilidade o fluxo dos carros, tanto na descida quanto na subida da serra.
A motoneta chegou à velocidade final de 110 km/h, com bastante estabilidade e sem apresentar vibração excessiva.
Seu consumo de combustível durante a avaliação foi de 30 km/l, marca que pode ser considerada muito boa para qualquer tipo de veículo. Com capacidade de oito litros em seu tanque, tem autonomia de aproximadamente 240 km.
Conta com um eficiente conjunto de suspensões –braço de articulação na dianteira e braço oscilante na traseira. Porém, exige muito cuidado para fugir de buracos grandes e mais fundos devido às rodas de pequeno diâmetro, que são "engolidas".
Seu conjunto de freios –a tambor com acionamento mecânico tanto na dianteira quanto na traseira– também é eficiente e permite frenagens seguras.
O CH 125 não tem embreagem nem câmbio. Sua aceleração é automática e a potência do seu motor garante boas retomadas de velocidade, tornando-o muito ágil nas manobras.
O design absolutamente futurista atrai a atenção geral. O nível de conforto e sofisticação do pequeno veículo pode ser medido pelo mecanismo de segurança que só permite dar a partida com o freio traseiro acionado.
Outro dispositivo inédito e exclusivo faz circular ar quente pela coluna de direção e manoplas, mantendo aquecidos braços, mãos, tórax e pernas. Recurso extremamente agradável nos dias frios.
O Spacy tem também uma exclusiva trava do freio traseiro. Ela evita que ele deslize e caia do apoio, mesmo inclinado.

Texto Anterior: Brasil sedia Congresso de Medicina de Tráfego; Mercedes importa utilitário leve espanhol; País recebe convenção de revendas Peugeot; Volvo faz concurso de segurança no trânsito; Curso de mecânica é especial para mulheres; Autolatina vende mais para a Argentina
Próximo Texto: Genebra antecipa lançamentos "brasileiros"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.