São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupança hoje projeta rendimento de 50%

MARIO ROCHA; RODNEY VERGILI
DA REPORTAGEM LOCAL

A rentabilidade das cadernetas de poupança volta a chamar a atenção dos investidores. Contas abertas hoje deverão conseguir rendimento de até 50% na data de "aniversário". Especialistas do mercado financeiro, no entanto, sugerem cautela com aplicações prefixadas por causa da aceleração inflacionária. E mantêm a sugestão de que o fundo de commodities é a melhor alternativa do momento.
O bom rendimento da poupança deve-se à combinação do número de dias úteis e dos juros dos CDBs. Quanto maior o número de dias úteis entre a data da aplicação e o dia do vencimento, melhor vai ser a rentabilidade da caderneta. Além disso, os juros dos CDBs estão ascendentes, o que aumenta a TR (Taxa Referencial).
Quem aplicar hoje na caderneta será beneficiado pelo prazo da aplicação, que terá 21 dias úteis. O mesmo rendimento, porém, não se repetirá nos demais dias da semana. Contas abertas amanhã e quarta-feira deverão ter remuneração próxima a 47%. Na quinta, a projeção cai para 45% e, na sexta, para 42%. É que o número de dias úteis cai para 20 amanhã e quarta, para 19 na quinta, e será de apenas 18 na sexta-feira.
Para o diretor-financeiro do Banco Noroeste, Carlos Montone, a poupança é uma boa alternativa, mas tem o agravante de o dinheiro ficar "imobilizado", afirma. Nesse período que antecede a mudança do padrão monetário, Montone diz que a melhor alternativa de aplicação é aquela que une rentabilidade com liquidez.
O diretor-financeiro do Noroeste sugere o fundo de commodities para quem recebeu parte do salário nesses dias. Segundo ele, o commodities está com boa rentabilidade e oferece liquidez diária depois de 30 dias. "Quando o real entrar em vigor será melhor ter uma aplicação com liquidez diária para poder colocar o dinheiro onde for mais vantajoso", argumenta.
O gerente da corretora Magliano, Raymundo Magliano Neto, chama a atenção para o fato de a inflação estar ascendente. Algumas taxas já atingem 45% em março. "Com a inflação subindo, o investidor não deve ficar em aplicações prefixadas", afirma. Aplicação prefixada é aquela em que o investidor sabe no dia da aplicação quanto ela vai render, como ocorre com o CDB.
Segundo Magliano Neto, o investidor em título prefixado pode ser surpreendido com a aceleração inflacionária. "Como os fundos de investimentos acompanham os movimentos das taxas de juros, é melhor ficar neles", sugere. Magliano Neto também indica os fundos de commodities.
No Banco Real de Investimentos, as projeções de rendimento médio de hoje a 22 de abril (o dia 21 será feriado) mostram que os fundos de commodities devem ficar em primeiro lugar entre os fundos. As projeções são as sguintes: fundo de commodities (51,83%), fundo renda fixa DI (51,38%), renda fixa (50,79%), CDB (50,72%), fundo carteira livre (50,10%), poupança (49,68%), fundão (46,63%) e URV (44,51%).

Colaborou RODNEY VERGILI, da Redação.

Texto Anterior: Marketing nas pistas
Próximo Texto: COMO FICA SUA APLICAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.