São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torres del Paine, paraíso de mochileiros

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entramos novamente no Chile pelo Paso Cancha Carrera e acampamos à beira do lago Sarmiento. Entramos no parque nacional Torres del Paine pela portaria Sarmiento –a entrada custa US$ 10 para estrangeiros.
Declarado reserva da biosfera pela Unesco em 1978, o parque possui atrativos e estrutura para o turista convencional e é um paraíso para mochileiros.
As trilhas contam com áreas destinadas para camping e abrigos de montanha –casas de madeira onde se pode dormir e cozinhar abrigado do frio e do vento. Voltando da administração em direção à saída do parque, a 21 km está o Refugio Pudeto, de onde saem barcos que cruzam o lago Pehoe até o Refugio Pehoe, uma espécie de albergue com hospedagem e alimentação.
O Refugio Pehoe é o melhor ponto para uma base de caminhadas. A caminhada até o Refugio Grey, bordeando o lago Grey até o glaciar Grey leva três horas e meia. É interessante deixar as coisas no Refugio Grey e caminhar até o Camping Chileno, de onde se vê toda a superfície do glaciar e o gelo continental (parte do continente formada de gelo).
Outra caminhada imperdível é a que sai do abrigo Pehoe e vai até o glaciar Francês, passando pelo Campamento Italiano e terminando no Campamento Britânico (ao todo são quatro horas de caminhada),em um vale que fica entre os picos do maciço de Paine. Os mais ousados podem dar a volta no maciço, em uma expedição de até sete dias (é um tesão).
Nestes lugares encontramos gente de todo o mundo. Conhecemos um senhor de 68 anos (isto mesmo) que era guia de alpinismo no Himalaia e aos 62 anos, subiu acima de 15.000 metros. Ele nos disse que quando era jovem tinha medo do perigo e da morte, mas depois dos 60 tudo fica mais fácil –o que importa é a vontade de viajar.
Encontramos outro senhor de 59 anos que fazia parte de uma equipe de resgate no Alasca e estava escalando por esta região. Depois disto ninguém tem desculpa para não viajar.

Texto Anterior: BIKERS 2 - DE COCHRANE A TORRES DEL PAINE
Próximo Texto: Promoção que leva à Copa termina amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.