São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIKERS 2 - DE COCHRANE A TORRES DEL PAINE

OSVALDO MARTINS; VITOR NEGRETE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cruzamos de volta a fronteira e entramos mais uma vez em território argentino. Nesta região tivemos que alternar o percurso, hora do lado argentino, hora do lado chileno. Passamos pelos mais lindos parques e pelas paisagens mais impressionantes de todo o persurso, já pegando um frio de rachar em Calafate.
Calafate está localizada na província de Santa Cruz, a mais austral (ao sul) do território patagônico. De El Calafate fomos à área do parque nacional Los Glaciares (Argentina) e visitamos o glaciar Perito Moreno, um rio de gelo branco azulado que desce do pico das cordilheiras e desprede enormes blocos gelados nos lagos de águas turquesas e azuis, rodeados por bosques multicoloridos habitados por raposas, lebres, guanacos, condores, águias e outras aves.
A frente do glaciar, que fica na beira do rio, desprende blocos de gelo do tamanho de um prédio de 30 andares. Dá para sentir a terra estremecer e o barulho parece o de um trovão.
Fomos convidados a fazer um minitreking, ou seja, caminhar claçando "crampones" (sapatos com pregos de ferro) sobre o glaciar. Durante o passeio, escutávamos os ruídos da movimentação lenta deste enorme rio de gelo e contemplávamos os contrastes cromáticos da superfície congelada refletindo o céu azul.
Em Calafate tiramos os alforjes (mochilas) das bikes e fizemos uma expedição pelas montanhas que circundam a cidade. Encaramos o passeio pulando pedras, atravessando rios, encontrando ossos de animais mortos pela dureza da região e do clima.
Fomos até a base de uma montanha, largamos um pouco as bikes e escalamos até o pico. Lá de cima pudemos ver todo o lago Argentino e o monte Fitz Roy. Na volta, Vitor foi obrigado a empurrar empurrar sua bike, porque, pela primeira vez na viagem, tivemos um pneu furado.
Vitor e Osvaldo viajam com o apoio da Folha

Texto Anterior: Viagem de bike permite contato com a natureza
Próximo Texto: Torres del Paine, paraíso de mochileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.