São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É CURDISTÃO?

O QUE É O CURDISTÃO?
Os curdos têm sido protegidos dos ataques iraquianos graças a patrulhas diárias realizadas per aviões militares dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Turquia. Os vôos cobrem a zona de segurança estabelecida no Iraque, ao norte do paralelo 36, logo após a Guerra do Golfo Pérsico.
O Curdistão, uma região rica em petróleo e em água e estrategicamente importante para os turcos, os iranianos e os iraquianos, é o local de origem da maioria dos 25 milhões de curdos do mundo. O povo curdo é o maior grupo étnico do mundo sem pátria.
Como o grosso de seus vizinhos, a maioria dos curdos é de mulçumanos sunitas. Radicados na montanhas e nas encostas do nordeste da Mesopotâmia desde a antiguidade, os curdos, em uma época nômades, não são turcos, árabes ou persas. Eles consideram sua sobrevivência como uma prova de uma certa integridade. O lema nacional deste povo é: "os curdos não têm amigos".
Desde a Guerra do Golfo Pérsico (91), os quase 4 milhões de curdos radicados no Irã têm vivido de forma mais autônoma, porém mais tensa. De seu lado, a Turquia está lutando para suprimir o violento movimento separatista entre seus 10 milhões de curdos. Um Curdistão independente continua sendo um sonho para os curdos.

Texto Anterior: Ursos e esquilos esfriam seus corpos para "dormir" durante o inverno
Próximo Texto: Jovens devem crescer para ter algo a dizer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.