São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ensino público leva à faculdade?

CARLOS FACHINI FILHO

Escolas são quase todas "iguais". Os alunos de escolas particulares são apenas mais privilegiados pois têm dinheiro e tempo para estudar. Os alunos de particulares, na maioria, não trabalham, pois não têm necessidade.
Um aluno sem preocupações com emprego está mais predisposto a uma melhor formação, já que sua meta é uma só. Ele focaliza suas energias para uma só obrigação (estudar). Isso faz parecer que a causa da boa formação seja a escola, mas na verdade ela está na disposição do aluno.
Os alunos das estaduais não têm condições de pagar escola particular ou, deixaram de ter. Estes têm menos chance de conseguir uma boa formação porque precisam trabalhar, sem poder se dedicar exclusivamente aos estudos. O problema aumenta nas escolas que têm período noturno onde o ensino se torna bem menos exigente, pois quase todos alunos trabalham oito horas por dia.
A diferença entre escolas públicas e particulares não está no ensino. Conheço escolas estaduais que não deixam nada a dever em termos de ensino para escolas particulares.

Texto Anterior: O ensino público leva à faculdade?
Próximo Texto: O ensino público leva à faculdade?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.