São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois de 5 meses, cidade muçulmana recebe ajuda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pela primeira vez desde outubro do ano passado, um comboio de ajuda humanitária atingiu Maglaj, encrave muçulmano no norte da Bósnia sitiado pelos sérvios. Em Sarajevo, aconteceu a primeira partida de futebol em dois anos no estádio da cidade, entre o Sarajevo Futebol Clube e um time impovisado das forças de paz da ONU.
Seis caminhões da ONU chegaram a Maglaj às 13h30 (9h30, hora de Brasília). Outros três foram para a vizinha Tesanj, também sob sítio das forças sérvias da Bósnia e onde está o principal hospital da região. A entrada do comboio só foi possível porque as tropas sérvias que bloqueavam a estrada não estavam em suas posições.
Os caminhões foram escoltados por tropas britânicas da ONU. Aviões da Otan sobrevoaram a cidade durante a operação. Desde junho do ano passado –início do cerco– esta foi apenas a segunda vez que caminhões conseguiram atingir a cidade. Nos últimos cinco meses, os cerca de 20 mil moradores de Maglaj vinham sobrevivendo graças à ajuda lançada por aviões.
Muitos dos moradores choravam nas filas de espera por comida e remédios. "Sou a pessoa mais feliz do mundo, nunca estive mais feliz do que hoje", disse Sophia, de 55 anos. Cerca de 40 pessoas doentes e feridas seriam retiradas da cidade pelo comboio e levadas para Zenica, 55 km ao sul.
Há crescentes pressões para que a ONU declare Maglaj também uma "área protegida" –outras seis cidades cercadas por sérvios têm este status desde o ano passado. Com esta medida, tropas da ONU poderiam ser deslocadas para a área, com a proteção de aviões da Otan. Apesar das tréguas acertadas neste mês em Sarajevo e na região central da Bósnia, os bombardeios sérvios contra Maglaj continuaram.
O comandante das forças da ONU na Bósnia, o general britânico Michael Rose, estava entre os mais de 8.000 espectadores do primeiro jogo de futebol na cidade em dois anos de guerra.
O Sarajevo Futebol Clube venceu o combinado da ONU por 4 a 0. O time disputava a primeira divisão do campeonato da extinta Iugoslávia (hoje formada apenas por Sérvia e Montenegro).
O líder dos sérvios-bósnios, Radovan Karadzic, enviou uma carta ao comando da ONU garantindo que suas forças não iriam interferir no jogo. O estádio Zetra fica a poucos metros das linhas de frente do norte da cidade. Havia tanques e blindados nas redondezas e dezenas de soldados do Exército da Bósnia em volta do gramado, armados com rifles Kalachnikov.
A Rádio Sarajevo informou ontem sobre combates em Bihac (noroeste), encrave muçulmano que se rebelou contra o governo central da Bósnia em dezembro passado. Dezenas de pessoas teriam morrido, segundo informes que não tiveram confirmação.

Texto Anterior: Abalo secundário atinge Los Angeles; Líder de milícia cristã nega atentado a igreja; João Paulo 2º condena assassinato de padre; Assassino de crianças é condenado à morte; Pérez de Cuellar bate Fujimori em pesquisa; IRA assume atentado contra helicóptero; Guerrilha tamil mata 22 no Sri Lanka; Tropas matam 40 fugitivos na Argélia
Próximo Texto: Carro de Mandela é apedrejado após comício na Cidade do Cabo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.