São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A hora é grave

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO – Quando foi anunciado o novo plano econômico procurei refúgio no velho livro de São Cipriano. Confortei-me –e acredito ter confortado os leitores– com a receita de uma de suas grandes mágicas, a das Favas. Alguns leitores confessaram que não puderam aviá-la pela dificuldade de encontrar corujas defumadas e um corcunda que aceitasse ser submetido ao duro enquirimanço.
Ao saber que os ministros militares foram dar um recado ao presidente da República, achei conveniente outra espiadela no venerável livro em busca de consolação adequada. Infelizmente, todas as receitas exigiam ingredientes que ainda não constam da atual cesta básica –que é responsável pela maior mágica da encantada história do homem: a de mantê-lo vivo com tão pouco e tão caro. No tempo do santo devia ser fácil encontrar cantáridas, trevos de quatro folhas colhidos na Lua Crescente e testículos de veado –componente básico para o Grande Feitiço de São Fuas, o Desgraçado. Levando em consideração tal dificuldade, fixei-me numa receita parecida e sumamente eficaz para horas de angústia e incertezas. Trata-se da Infalível Mágica dos Bofes Tártaros com Brócolis e Mingau. Pelo que depreendi da receita –a edição do meu livro é de 1711, Antuérpia, a cargo de Coriganus Frater, da Ordem dos Oblatos–, tudo se resume num ancestral do nosso conhecido angu do Gomes: um "blended" de miúdos caseiros (frangos, pombos, porcos etc.) curtidos em leite de cabra. Brócolis não é problema, estamos em período de safra. Mingau é "ad libitum", podendo ser de aveia, milho ou trigo. Importante é não passar do ponto: muito grosso vira massa para pizza –como aconteceu recentemente na Comissão do Orçamento. Parece mágica sem eficácia mas falta o diferencial. A cada colherada deve-se dizer: "Por Maria Padilha e toda a sua família! Te esconjuro em hocus, pocus et jocus."
Garante o santo que é terrível e fulminante o resultado. Especificamente recomendado para cobreiros, catarro sufocante, ventos encanados e (o nosso caso) momentos de confusão espiritual e penúria material.

Texto Anterior: REVISÃO; PLANO ECONÔMICO; DE NOVO
Próximo Texto: Lula: o apelo das favelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.