São Paulo, terça-feira, 22 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço do combustível é definido pelo governo, afirma Joel Rennó

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Petrobrás, Joel Mendes Rennó, disse ontem que o preço dos combustíveis praticado no mercado interno é definido pelo governo e não pela estatal. "A Petrobrás só faz o cálculo do preço a partir de suas planilhas de custos até o momento em que o combustível chega na porta da refinaria", explicou. "Daí para fora, entram outros componentes, como as taxas de transporte e distribuição."
"Não se trata de política de preços da Petrobrás, mas um encaminhamento do governo". As explicações foram dadas ontem pelo presidente da Petrobrás para rebater acusações feitas em um trabalho de empresa de consultoria norte-americana de que a estatal não estaria transferindo aos consumidores os benefícios da queda dos preços internacionais do petróleo.
Segundo Rennó, a Petrobrás está realizando uma política de preços que prevê reajustes abaixo da inflação. "Isso é suportável", disse. "Mas numa inflação de 40%, não há como baixar ainda mais os preços sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços."
Para o superintendente do serviço de planejamento da Petrobrás, José Fantine, o trabalho da consultoria é "ideologicamente comprometido". Ele afirma que a Petrobrás não foi consultada pela empresa norte-americana para fazer o trabalho, que deve ser "entendido dentro de um contexto de lobby".

Texto Anterior: Dívida é tema acabado
Próximo Texto: Preços tem reajuste em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.