São Paulo, terça-feira, 22 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nobel de Economia apóia dolarização

Becker acha plano argentino melhor

FERNANDO ROSSETTI
DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

"Acho que o Brasil estaria melhor se vinculasse diretamente sua moeda ao dólar, como fez a Argentina", afirmou ontem o prêmio Nobel de Economia de 1992, Gary Becker, 63. "Pelo pouco que eu sei, a URV tem uma relação flexível com o dólar", acrescentou o professor da Universidade de Chicago (EUA) que hoje faz palestra sobre os retornos em investimentos em educação no 7º Fórum da Liberdade, do Instituto de Estudos Empresariais, em Porto Alegre.
Para ele, "a inflação em todo o mundo é o resultado da emissão de muito dinheiro". A vinculação da moeda ao dólar "controlou, na Argentina, a tentação do governo em imprimir dinheiro para financiar o déficit estatal". Becker defende que os ganhos obtidos com o controle da inflação são maiores do que os prejuízos.
Segundo Becker, "o Brasil, como outros países da América do Sul, ainda sofrem de idéias populares na década de 50 e 60". "Estas idéias enfatizam que o importante para o desenvolvimento é o investimento em capital físico e manter reservas de mercado para seus produtos." Ele afirma que o Estado deve se concentrar em poucas atividades e invistir mais em capital humano, "para que a mão-de-obra tenha qualidade".(Fernando Rossetti)

Texto Anterior: Fiesp afirma que plano não se sustenta
Próximo Texto: Governistas articulam esvaziar o Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.