São Paulo, terça-feira, 22 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deu zebra

FÁBIO SORMANI

Nenhum esporte em todo o planeta está imune às zebras. Nem mesmo o basquete universitário dos EUA. Galopando com imponência, ela passeou por Landover e surpreendeu a Universidade de North Carolina.
O ex-time de Michael Jordan no "college"era o cabeça-de-chave número um desta fase final do campeonato. Era apontado por muitos como o grande favorito ao título, que, aliás, seria um bi.
Na quadra, no entanto, deu zebra. O time foi batido pelo Boston College por 75 a 72.
Seu "freshman" (novato) Rasheed Wallace, um pivô de futuro promissor no basquete –em três anos no máximo estará na NBA–, fez uma besteira no final da partida. O time estava um ponto atrás e o jogador arriscou um arremesso de três pontos –quando esta, sabidamente, não é sua especialidade. Resultado: deu aro e no contra-ataque o Boston fez os dois últimos pontos do jogo.
A partida, no entanto, não foi perdida nesta jogada de Rasheed. Na metade do segundo tempo, o pouco criativo armador de North Carolina, Derek Phelps, sofreu uma falta flagrante, o que revoltou os jogadores e o equilibradíssimo técnico Dean Smith.
Houve muito discussão em quadra, onde até mesmo o "coach" Smith foi visto esbravejando contra o trio de arbitragem. A partir daí, o time se perdeu.
O consolo para North Carolina é que ela não foi a única universidade favorita ao título a ser despachada para casa com antecedência. Na primeira rodada caíram UCLA (derrota para Tulsa por 112 a 102) e Califórnia (derrota diante de Wisconsin-Green Bay por 61 a 57). Domingo, já na segunda rodada, despencou também Kentucky, que foi surpreendida por Marquette (75 a 63).
Com esses resultados, crescem o favoritismo de Purdue, Michigan e Duke. Purdue, aliás, tem o melhor jogador universitário da atualidade, o ala/pivô Glenn Robinson, média de 32 pontos por jogo nesta fase final. Duke tem um jogo forte na marcação e muito criativo no ataque, onde se destaca o ala Antonio Lang. E Michigan conta com um time bem entrosado, onde aparece o jogo do armador Jalen Rose.
*
Se você é supersticioso, anote aí: desde que o "Tournament" (atual fase do campeonato universitário) passou para 64 times, o Boston College jamais foi derrotado na segunda rodada. North Carolina foi a última vítima.

Texto Anterior: Edmundo ainda é dúvida para sexta; Edinho se arrepende de agredir gandula; Casagrande pode voltar em Araras; Equipe faz testes físicos nos jogadores; Jogador vai ao enterro do irmão; Boston já perdeu 42 jogos na temporada; Giorgio Armani fará uniformes da seleção
Próximo Texto: Romário viaja para tratar de seu joelho na Holanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.