São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pratica crime diariamente

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na América do Sul, linchamento é uma manifestação diária característica do Brasil. No Caribe democrático (colonização inglesa) não se pratica o linchamento. Em 1952 foi registrado o último linchamento nos Estados Unidos. Na quase totalidade dos linchamentos a vítima é inocente. Esses dados são do Núcleo de Estudos sobre Violência da USP.
Para Paulo Sérgio Pinheiro, diretor do núcleo, em todo lichamento existe um roteiro que se repete: cadeia fraca, efetivo policial insuficiente e figuras de autoridade incitando a população à violência.
Na definição de Pinheiro, as "figuras de autoridade" geralmente são comerciantes, policiais fora de serviço ou parentes da vítima que teria sido agredida pela pessoa que está sendo alvo de linchamento.
"A responsabilidade em todos os casos registrados é da polícia e do Ministério Público, nunca da população. Os delegados não conseguem ou não querem identificar os responsáveis. O Ministério Público também não toma atitudes para acabar com a impunidade dos linchadores. A impunidade favorece o linchamento", diz Pinheiro.
Para o Núcleo de Estudos sobre a Violência, a presença da TV durante um linchamento não aumenta a predisposição dos linchadores. "O único caso talvez tenha sido o de Matupá, quando o cinegrafista foi convidado a registrar a cena", segundo Pinheiro.

Texto Anterior: Massacre em Matupá chocou país
Próximo Texto: Três são linchados na frente da TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.