São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meneguelli espera efeito multiplicador

CUT acredita em novas manifestações

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário do que sugerem as divergências públicas entre as centrais sindicais, o presidente da CUT, Jair Meneguelli, acredita que as manifestações de hoje contra o Plano FHC possam, em vez de fracassar, ter um efeito multiplicador. Caso o movimento seja bem-sucedido, deve desencadear novos protestos, afirma.
Meneguelli evitou alimentar a polêmica com a Força Sindical, que vem fazendo críticas aos métodos da CUT. O presidente da FS, Luiz Antonio de Medeiros, foi procurado ontem à tarde. A informação era de que fora ao dentista e não daria entrevistas. No início do mês, Medeiros convocou uma greve dos metalúrgicos de São Paulo que acabou minando as forças do movimento de hoje. A CUT programava uma greve geral.
Folha - Que resultado você espera da mobilização?
Jair Meneguelli - Vai ter manifestação em todo o país. Tem categoria que vai parar por uma hora, outras vão fazer passeata. Não é greve geral, mas estou confiante.
Folha - Você não acha esses movimentos restritos para sensibilizar o governo e o Congresso?
Meneguelli - Não acho. Seria restrito se nós tivéssemos nos resumido a fazer reuniões com o governo. Só em dois atos de São Bernardo dá muito mais de 50 mil pessoas. Além do mais, isso não é o fim, é o começo.
Folha - Reunião com o governo está fora de cogitação?
Meneguelli - A Comissão Mista (que analisa o plano) apresentou uma proposta ao ministro Fernando Henrique Cardoso. A CUT reapresentou. O ministro prometeu dar resposta. Para a CUT não deu.
Folha - Que avaliação você faz do Plano FHC?
Meneguelli - Acho que ele está furado. Todos os planos conseguiram baixar a inflação. Qual conseguiu manter? Nenhum. O país precisa de reformas estruturais.
Folha - Você soube das críticas da Força Sindical à mobilização proposta pela CUT?
Meneguelli - Nem quero saber. Estamos fazendo nosso papel. Quem quiser faça o seu.

Texto Anterior: Fiesp vê demagogia
Próximo Texto: Protestos são isolados no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.