São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaios discutem fase mexicana do diretor

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

O diretor Luis Buñuel, assim como Kafka e Beckett, sofre de uma espécie de maldição: a de sempre ser interpretado. Como se a crítica, o público e os estudiosos de sua obra se vissem obrigados a descobrir significados em seus filmes."Um Jato na Contramão", organizado por Eduardo Peñuela Cañizal, é mais uma tentativa de desvendar "o caso Buñuel". Ou melhor, elucidar a chamada segunda fase do diretor: a sua produção realizada no México.
Depois da fama associada ao escândalo, resultado de seus dois primeiros filmes ("Um Cão Andaluz" e "L'Âge d'Or") e de uma passagem como diretor de dublagens da Paramoumt, Buñuel parte para o México em meados da década de 40. Lá chega a realizar 23 filmes. Só que, diferentemente de sua passagem anterior por Paris, dessa vez com uma produção voltada –pelo menos em grande parte- ao mercado. A tarefa dos dez ensaios que compõem o livro é delinear o quanto há de autoral nesses filmes.
O desejo, a ambiguidade, Jacques Lacan, a metáfora conceitual, Roland Barthes e Gaston Bachelard. Tudo serve para procurar explicar Buñuel e seus filmes mexicanos. Se muitas vezes a visão dos autores resvala perigosamente em leituras discutíveis (como nos ensaios "O Espelho de Susana" de Wilson H. da Silva e "Buñuel e Fellini: Um Paralelo Possível" de Miriam Nogueira), é também verdade que o livro funciona melhor quando trata apenas do fato, abandonando a grande teoria.
Um desse momentos é "Buñuel, Um Cineasta no Exílio", onde seu autor, Adilson Ruiz, faz um cuidadoso levantamento das circunstâncias enfrentadas por Buñuel para a realização de cada filme. Talvez o melhor caminho para tentar entender o quanto pode ainda existir de "surrealista" em chorosos dramas mexicanos.

Título: "Um Jato na Contramão - Buñuel no México"
Organização: Eduardo Peñuela Cañizal
Preço: 19.90 URVs

Texto Anterior: Entrevistas inéditas revivem obra de Buñuel
Próximo Texto: Cinesesc exibe melhores do cinema em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.