São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peter Gabriel conta segredos em CD-ROM

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Peter Gabriel ficou mundialmente famoso com as músicas que compôs e com os prêmios importantes que arrematou com elas. Considerado um dos artistas mais inovadores da atualidade, ele decidiu agora criar e produzir trabalhos interativos.
Em "Xplora 1 – Peter Gabriel's Secret World", um CD-ROM interativo para Macintosh, ele leva o público a um passeio dentro do seu universo pessoal e profissional. É uma viagem sensacional com direito a conhecer os bastidores das mais badaladas entregas de prêmios de música do mundo e até um passeio pelo estúdio de Peter Gabriel na Inglaterra, o Real World Studios.
Quase todas as opções feitas neste CD-ROM são acompanhadas, é claro, de música. Peter Gabriel é um guia incansável que supervisiona o viajante o tempo todo com comentários e sugestões. Num primeiro momento, o músico aparece quase como um selo em um canto da tela anunciando os caminhos possíveis nessa aventura: "explorar", "assistir", "parar" e "desistir". E toda vez que o consumidor demorar um pouco para se decidir, a pequena figurinha surgirá na tela para dar um empurrãozinho do tipo: "Vamos lá, brinque um pouco com o mouse...".
Na fase "explorar", um animado videoclip do artista vem seguido de brincadeiras, quebra-cabeças e jogos que, se forem executados com sucesso, valem os parabéns de Peter e a explicação minuciosa de como funciona o menu do "rosto". O consumidor deve escolher uma área do rosto que aparece na tela. Se clicar a seção "olhos", o computador o levará para o arquivo pessoal do compositor. Se escolher "ouvidos", será encaminhado para o "Mundo da Música"; "boca" é a chave da seção chamada "Nós", e "nariz" leva o consumidor para as atrações dos bastidores de Peter Gabriel.
A seção "Nós" é extremamente rica e interessante, porque apresenta o avesso e o direito do último disco de Peter Gabriel, que tem esse mesmo título ("Us"). Nessa etapa, o público acompanha a criação, a construção de cada música e todas as pesquisas e raciocínios desenvolvidos pelo compositor até chegar a sua forma definitiva.
Na seção chamada "Around the World", diferentes instrumentos exóticos de pontos distantes do mundo são apresentados em um curto documentário. É possível ouvir cada um deles e até tocar um pouco usando as teclas do computador.
A Womad é uma área em que o público pode viajar pelo mundo da música, arte e dança, criado por Peter Gabriel. Em um mapa de concertos musicais e shows que aparecem na tela, escolhem-se o itinerário e a atividade artística. A partir daí, a viagem inclui desde a comida típica do lugar em que a pessoa está se apresentando até a própria apresentação.
Depois de mais duas horas de "exploração" em áudio e vídeo, mais de cem imagens coloridas e muita música, certamente o fã-clube de Peter Gabriel terá crescido uma enormidade. E mesmo quem nunca comprou um disco dele pode acabar comprando todos os CD-ROM.
"Xplora 1 – Peter Gabriel's Secret World" foi produzido em San Francisco pela Brilliant Media. Custa US$ 60 e há planos de se desenvolver uma versão também para "Windows" para breve.

Texto Anterior: Vida de Lennon vai para tela do computador
Próximo Texto: Microsoft e McCaw Cellular querem rede de satélites de US$ 9 bilhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.